“Os impactos da Inteligência Artificial na Indústria de Produção e de Serviços: O que vem a seguir?” [29 de abril – 2020]

Palestrante: Prof. Dr. João Carlos Gonçalves dos Reis

Data: 29 de abril de 2020 – 14h

Local: Palestra online

Na edição do dia 29 de abril, a primeira do ano de 2020, tivemos como convidado, o professor João Carlos Gonçalves dos Reis, que é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro em Portugal.

É atualmente Professor Auxiliar e leciona tópicos relacionados com a Engenharia Industrial, Gestão de Operações e Gestão de Serviços, na Universidade de Aveiro e Academia Militar. É também investigador na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), com ênfase em novas tecnologias como a transformação digital e inteligência artificial, em áreas diversas como os serviços públicos e privados.

Além disso, é autor e coautor de livros e artigos em revistas internacionais indexadas como por exemplo o Journal of Production Economics ou o Journal of Quality and Service Science. Acresce ainda um conjunto de outras atividades relevantes, tais como a organização de congressos e missões de ajuda humanitária em África, Ásia e Sudoeste Europeu.

Devido aos acontecimentos da pandemia do Covid-19, o nosso projeto buscou essa forma de realizar os eventos, apesar de haver esse distanciamento social, pudemos utilizar da tecnologia ao nosso favor. E essa edição de abril de 2020, foi a primeira nesse formato, resultando em resultados bastante positivos e favoráveis.

Em relação a palestra do professor João Carlos, ele abordou diversos tópicos sobre atualidades que envolvem a inteligência artificial e a indústria de produção e de serviços. Os participantes do evento puderam desfrutar de um conhecimento bastante importante para o presente e o futuro da tecnologia nas indústrias.

O evento contou com uma aprovação bastante alta, houveram vários elogios durante a videoconferência, como também, posteriormente, através das redes sociais.