“Questões de planejamento e controle da produção e logística a partir de uma situação real de trabalho de egressos da Engenharia de Produção da Univasf” [26 de Julho – 2019]

Palestrantes: José Ellys Andrade (Analista de Programação e Controle da Produção na Curtume Moderno) e Vítor Silva Miranda (Coordenador de Operações e Distribuição na Beira Rio – Revenda Ambev)

Data: 26 de julho de 2019 – 08h

Local: Miniauditório 7 do Complexo Multieventos – Campus Juazeiro/BA da UNIVASF

Na edição do dia 26 de julho, tivemos uma edição mais que especial, pois ocorreu dentro da programação do IX Simpósio de Engenharia de Produção do Vale do São Francisco (IX Sepvasf). Essa edição do projeto, abordou questões de PCP e logística a partir de uma situação real de trabalho vivenciada pelos egressos de Engenharia de Produção da Univasf. A atividade ocorreu de uma forma bem dinâmica, através da utilização de um software que tinha o intuito de armazenar as perguntas e alternativas, além de mostrar o percentual de escolha pelo público sobre cada alternativa.

A atividade aconteceu da seguinte forma, os engenheiros deram uma introdução na situação que eles vivenciaram sobre o PCP e a Logística em suas respectivas empresas, mostrando as dificuldades que foram encontradas. Posteriormente, eles colocaram algumas perguntas que possuíam alternativas, sendo elas, direcionadas ao público; com isso, as pessoas utilizavam seus smartphones através do leitor de QR Code, com o intuito de serem direcionados ao link do software onde as perguntas e alternativas estavam alocadas; após todos entrarem nessa página, cada um respondia a pergunta. Por fim, os engenheiros participantes computavam as respostas pelo software e observavam a alternativa mais escolhida pelo público, comentando sobre essa alternativa e sobre a que eles escolheram.

Essa edição foi bastante interessante, pois instigou os participantes a vivenciarem os problemas que o mercado de trabalho exige, fazendo com que eles, pensassem como engenheiros, com o intuito de tomar decisões estratégicas e eficientes.

Contamos com a presença de diversos professores e alunos, além de outras pessoas que estavam inscritas no Sepvasf, tanto da própria região do Vale do São Francisco, quanto de outras localidades do Brasil.