“A Formação em Engenharia no Brasil” [ABRIL – 2019]

Palestrante: Prof. Titular Vanderli Fava de Oliveira (UFJF) (Aposentado/Convidado)

Data: 23 de abril de 2019 – 16:30h

Local: Sala NT 32 – Campus Juazeiro/BA da UNIVASF

Na edição de abril, tivemos como convidado o presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE, o Prof. Titular Vanderli Fava de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Falando agora, um pouco sobre a formação acadêmica do palestrante, ele possui Graduação em Engenharia Civil na UFJF; posteriormente, fez seu Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ; além de ter Pós-Doutorado em Educação em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

A sua palestra foi dividida em seis tópicos: ABENGE e suas atividades; Origens e Evolução da Engenharia; Dados sobre Engenharia; A Engenharia: perfil do Engenheiro; Contexto Atual e Mercado de Trabalho; e algumas Questões Finais. De uma forma geral, a palestra foi bastante proveitosa, tanto para estudantes quanto para professores, por conta que abordou diversos assuntos relacionados à engenharia, desde conteúdos sobre o trabalho desenvolvido pela ABENGE, como também, alguns dados sobre a engenharia, no que diz respeito a gráficos e números, entre outros assuntos.

Contamos com a presença de diversos professores, dentre esses, tem-se também do colegiado de Engenharia de produção; além de alunos de outras engenharias; e da pró-reitora de ensino da Univasf, professora Monica Aparecida Tomé Pereira.

Material para Download: