“Derivativos do clima para os produtos agrícolas brasileiros: Uma proposta para o modelo de precificação e mensuração da efetividade de Hedging” [FEVEREIRO – 2019]

Palestrante: Prof. Dr. Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira (UTFPR)

Data: 22 de fevereiro de 2019 – 10h

Na edição de fevereiro tivemos como convidado um ex-professor do Colegiado de Engenharia de Produção, o Dr. Abdinardo Moreira, agora discente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A palestra iniciou-se com a apresentação do tema, discutindo acerca do seu significado e o quais os benefícios, já que é uma prática ainda subutilizada no Brasil.

Moreira abordou a elaboração de um trabalho multidisciplinar, o qual desenvolveu um modelo utilizando diversos ramos de estudo, entre eles, Pesquisa Operacional, Meteorologia, Finanças, Programação e Estatística. O resultado se deu num modelo de previsão, onde apontaria a efetividade na contratação de derivativos de clima para uma determinada região. Para isso, empregou dados agrícolas e índices pluviométricos como fatores críticos de sucesso em sua construção.

Contamos com a presença de diversos professores também do CPROD e alunos de outras engenharias. O palestrante ainda destacou a necessidade de produção científica por parte dos docentes, mostrando possibilidades de pós-graduação no exterior. O evento foi de grande relevância, pois mostrou o valor da multidisciplinaridade e a aplicabilidade de estudos acadêmicos no meio socioeconômico.

TPFevereiro19