“O desafio de ser engenheira: Quebrando tabus e buscando novos horizontes” [NOVEMBRO – 2018]

Mediadora: Danielle Santiago Câmara Dias (UNIVASF)

Convidadas: Annabelle Speeckaert (Gypsum Drywall); Thamires Camila Tavares de Oliveira (Gypsum Drywall); Drª. Cynthia Wirth (Siemens)

Data: 26 de novembro de 2018 – 14h

Local: Miniauditório do Complexo Multieventos – Campus Juazeiro/BA da UNIVASF

Na penúltima edição de 2018, o Tempos de Produção foi realizado dentro da XI Semana de Ensino, Tecnologia e Extensão da UNIVASF (SCIENTEX) e fruto de uma parceria com o projeto “Engenharia é coisa de mulher”, no formato de mesa redonda, discutindo a atuação feminina no mercado de engenharia e as dificuldades encontradas nessa jornada.

Tivemos como convidadas Anabelle Speeckaert, responsável pelo desenvolvimento de projetos socioambientais da empresa Gypsum Drywall; Thamires Oliveira, da mesma empresa, atuante em Qualidade e Melhoria Contínua; e Cynthia Wirth, engenheira de materiais da Siemens.

O evento teve início com a Danielle Santiago, coordenadora pedagógica da UNIVASF, apresentando oportunidades de inserção no mercado para o público feminino. Após, tivemos um depoimento da Cynthia por meio de vídeo, contando sua trajetória pessoal e profissional. Terminado, as convidadas Thamires e Anabelle também relataram sobre sua formação, sua área de atuação na empresa e como foi possível chegar até ali. A discussão foi aberta à plateia que participou ativamente, fazendo perguntas e sanando dúvidas.

Este encontro foi prestigiado não só por estudantes de engenharia, mas também de outros cursos e demonstra a importância de existir mais debates sobre a posição da mulher no mercado de trabalho e sobre os traços culturais negativos que ainda rodeiam nossa sociedade.

TPNovembro18