“A Energia Eólica e as oportunidades para o profissional de Engenharia” [SETEMBRO – 2018]

Palestrante: Eng. Alexandre Gavira Marques (Wobben Windpower)

Data: 06 de setembro de 2018 – 08h

Local: Sala NT 29

Na primeira quinta-feira do mês de setembro, ocorreu mais uma edição do Tempos de Produção, dessa vez com um tema abrangente, englobando grande parte dos cursos de engenharia da nossa universidade. Tivemos como palestrante o Eng. Alexandre Gavira Marques supervisor de produção da Wobben Windpower, empresa fabricante de torres eólicas.

Inicialmente, foi feito um histórico acerca da energia eólica no Brasil e o atraso de seu desenvolvimento no país, juntamente com a dependência da matriz hidrelétrica, destacando as mudanças que desfavorecem esse modelo de geração. Em seguida, o convidado enfatizou a alta demanda de engenheiros nesse segmento de mercado, apresentando dados que reiteravam essa afirmação.

Este esclareceu as atividades desenvolvidas no ramo de energia eólica – que não consiste em apenas a torre, mas há toda uma gama que serviços que devem ser considerados – e como cada área da engenharia poderia atuar nessa cadeia de operações. O palestrante realizou um direcionamento para os discentes, cedendo dicas importantes para um futuro emprego na área.

O evento reuniu um número significativo de estudantes de outras engenharias, sendo bem prestigiado, tendo em vista a necessidade de investimento em energias renováveis perante a dependência energética do país de outras matrizes.

Material para Download:

TPSetembro18