“Agroindústria: modernização e precarização do trabalho” [AGOSTO-2017]

Palestrante: Prof. Dr. Francisco José da Costa Alves

Data: 25 de agosto de 2017, 19h

Local: NT 29 (Campus Juazeiro/UNIVASF)

Na penúltima sexta-feira do mês de agosto (25), o colegiado de Engenharia de Produção/UNIVASF, em conjunto com o projeto de extensão ‘Tempos de Produção’, promoveram uma palestra ministrada pelo prof. Dr. Francisco José da Costa Alves com o tema ‘Agroindústria: modernização e precarização do trabalho’.

O evento prestigiou uma abordagem relativa ao processo de mecanização na cultura da cana-de-açúcar e os seus efeitos na precarização do trabalho manual, contando com a presença de uma série de estudantes de variadas instituições de ensino, empresários do ramo agrícola e membros da sociedade civil interessados no assunto.

O tema é de bastante pertinência para o futuro do Brasil, tendo em vista que o país passa por um processo de desindustrialização que trouxe a indústria nacional que já foi quase um terço do PIB para o equivalente a 8%. Neste cenário, viu-se que ainda se continua necessário praticar esforços para assegurar a economia nacional via implementos agrícolas na produção de commodities, porém evitando, sem desassossego, impactos socioambientais que também incluem a precarização do trabalho rural sob o ponto de vista da reforma trabalhista.