Mesa redonda: “Agronegócio Cooperativo: Um recorte sob a perspectiva do Vale das Frutas” [MAIO – 2017]

Mediador: Prof. Dr. Nildo Cassundé Júnior

Palestrantes: Sirlene Fernandes (Gerente Administrativo Financeira da CAJ); Eder Souza (Produtor e associado da COOPEX VALE); Junior Silveira (Consultor e Gerente Comercial da CAJ).

Data: 02 de maio de 2017, 19h

Local: Miniauditório do Complexo Multieventos (Campus Juazeiro/UNIVASF)

A edição de maio foi realizada no formato de mesa redonda, a qual se iniciou com o professor Nildo Cassundé, definindo e contextualizando sobre o papel do agronegócio e do cooperativismo na sociedade.

Em seguida a sra. Sirlene Fernandes, Gerente Administrativo Financeira da Cooperativa Agrícola de Juazeiro (CAJ) trouxe informações sobre como são organizadas as cooperativas, desde sua estrutura de funcionamento à suas formas de atingir a comunidade.

Já o consultor e gerente comercial da CAJ, Júnior Silveira, discorreu sobre a parte comercial das cooperativas, abordando a respeito do suporte que a CAJ dá ao produtor que é seu associado, principalmente ao cobrar critérios de qualidade, e ao garantir que o produtor associado venderá seus produtos que são comercializados por intermédio da cooperativa.

O convidado Eder trouxe a visão do produtor associado à cooperativa: os direitos, deveres e vantagens que um pequeno ou médio produtor tem ao se associar às cooperativas de agronegócio.